terça-feira, 29 de setembro de 2009

viver em África - como assim 2 emigrantes em 4??

Amanhã por esta hora já sei se vou ou não viver para Luanda durante uns meses. Não sei o que estarei a sentir amanhã, mas sei o que estou a sentir agora, e não está a ser bom.

Em primeiro lugar, eu até quero ir, porque acho que tenho de ir, porque acho que me compete a MIM e não a outra pessoa ir, porque acho que quando voltar irei ter boas memórias e uma experiência de vida única.

Em segundo lugar, eu até quero ir, porque sempre quis ter uma experiência profissional diferente, aliciante, motivante e memorável.

Em terceiro lugar, não quero ir. Não quero porque aquilo que se perde é importante, aquilo que se perde é, em alguns casos, irrecuperável. Só consigo pensar nos aniversários do pai, sobrinho e marido; só consigo pensar nas pessoas e lugares que ficam sem mim e nas pessoas e lugares que irei "viver" sem as minhas pessoas e lugares. Não me digam que os aniversários para o ano se repetem, que nada se perde, que passa num instante. O meu sobrinho não faz 2 anos para o ano, faz 2 anos este ano!!! E eu queria estar cá! Passa num instante?? Não sei, mas parece-me que não. Os momentos, as histórias, as pessoas, as partilhas...ficam adiadas uns meses, mas existirá espaço e tempo para viver isso tudo no regresso? ou terá sido substituído por uma qualquer outra pessoa, por um qualquer outro momento??

Chambita, embora seja o inverso, estou a perceber-te agora... não é fácil ter de tomar decisões destas, não é fácil ter de escolher entre aquilo que pesa tanto e aquilo que parece pesar tão pouco, mas que depois de uma verdadeira análise parece facilmente inverter-se para afinal isto pesa muito e afinal isto não pesa assim tanto...

Bom, amanhã falamos...

3 comentários:

  1. a decisão é dificil ... mas de uma coisa tens a certeza: é uma decisão a prazo ... e 2 meses são apenas 2 meses passam a voar. e podem ser determinantes para o resto da vida. e se tens 2 bons motivos para ir, porque não?

    ResponderEliminar
  2. mas tenho tantos para não ir...ai e já estou a ficar farta das lamechices das despedidas das emigrantes, que caraças, quem é que inventou a globalização???

    ResponderEliminar
  3. Acho que a culpa é dos Portugueses ... quando começaram com a patetice de ah e tal vamos descobrir países pelo mar!

    ResponderEliminar